Entre as alternativas endoscópicos para tratar a obesidade, destaca-se a aplicação do Balão Intragástrico. É um método pouco invasivo e de baixo risco para controle efetivo da obesidade.
É uma prótese cilíndrica de silicone que ao ser introduzida no estômago do paciente por meio de uma endoscopia é inflada. A vida útil do balão intragástrico varia, em média, de 4 a 6 meses, quando deverá ser retirado por uma nova endoscopia.
O balão dentro do estômago causa uma sensação de saciedade e o paciente sente satisfação mais rapidamente ao se alimentar, passandoa comer quantidades menores.
O procedimento é indicado a pacientes com IMC abaixo de 35 e que não respondem a tratamento clínico por mais de três anos ou ainda aqueles com IMC maior que 35 e que não podem ser submetidos à cirurgia por fatores de risco elevado de outras doenças associadas.
As possíveis complicações do balão intragástrico podem ser a intolerância resultante de náuseas e vômitos, refluxo gastresofágico, úlcera gástrica e perfuração do balão com obstrução do intestino.
IMAGENS: DESENHOS DO PROCEDIMENTO LAPAROSCÓPICO E DO BALÃO INSERIDO NO ESTÔMAGO
REFERÊNCIAS: FLIPCHART VISUAL AID MÉDICO, COM AS REFERÊNCIAS MÉDICAS